Noções básicas de Responsabilidade Financeira

O que significa ser financeiramente responsável

É uma questão complexa, mas, em sua essência, há uma verdade simples: para ser financeiramente responsável, você precisa viver dentro dos seus meios. 

Manter o equilíbrio financeiro exige que suas despesas sejam menores do que sua renda.

Cartões de Crédito e Dívidas

Se você realmente quer ser financeiramente responsável, apenas conseguir pagar o valor mínimo do seu cartão de crédito todo mês não é suficiente. 

Na verdade, o fato de você não conseguir quitar o saldo total mostra que já está gastando mais do que ganha. O uso responsável do crédito significa pagar o saldo da sua conta integralmente a cada mês.

Além disso, os cartões de crédito devem ser usados pela conveniência, e não para fechar as contas. Eles são úteis porque eliminam a necessidade de carregar dinheiro vivo e podem gerar pontos de recompensa. 

Os cartões de crédito também podem ser muito úteis em emergências. Dito isso, se uma emergência o obrigar a manter um saldo no cartão, viver de forma financeiramente responsável significa conter os gastos até que esse saldo seja quitado.

Considere os Juros

O mesmo princípio se aplica a qualquer pagamento recorrente que inclua encargos de juros.

Pense bem: pagar juros sobre qualquer coisa significa que você está gastando mais nesse item do que o preço de compra. Isso soa como a escolha mais responsável ou apenas a mais conveniente?

Quando os pagamentos de juros são incluídos no preço de compra, você está gastando mais para adquirir o item do que o próprio fabricante achou que ele valia. Por isso, evitar pagar juros em qualquer situação deve ser um objetivo principal.

É claro que, quando se trata de custos de moradia e transporte pessoal, evitar juros é impossível para a maioria de nós. Nessas situações, minimizar o valor gasto em juros mensalmente é a ação mais responsável.

Agir em Seu Próprio Benefício

Para muitas pessoas, reduzir juros e empréstimos é mais fácil dizer do que fazer, mas, na prática, isso se resume a saber a diferença entre necessidades e luxos. 

Por exemplo, você pode precisar de um carro, mas não precisa de um modelo de ponta e, a menos que possa pagá-lo à vista, não deveria estar dirigindo um.

Você precisa de um lugar para morar, mas não precisa de uma mansão.

E, embora a maioria de nós precise de uma hipoteca para comprar uma casa, adquirir um imóvel de maneira financeiramente responsável significa que você deve comprar um que não vá comprometer seu orçamento. 

Em termos financeiros, isso significa que ele não deve custar mais do que duas a 2,5 vezes sua renda anual. Outra estimativa saudável é que o pagamento mensal da hipoteca não deve ultrapassar 30% da sua renda líquida mensal.

Além de evitar gastar mais do que deveria ao comprar uma casa, você deve fazer um pagamento inicial suficientemente grande para eliminar a necessidade de pagar pelo seguro hipotecário privado (PMI). Se não puder atender a essas diretrizes de compra, alugue até que possa comprar.

Pagar a Si Mesmo Primeiro — Economizar

Gastar cada centavo que você ganha é simplesmente irresponsável, a menos que você tenha um enorme fundo fiduciário tão cheio de dinheiro que nunca consiga gastar todos os rendimentos. 

Para a maioria das pessoas, especialmente aquelas que esperam se aposentar um dia, poupar é uma atividade que deve ser levada a sério.

Uma ótima maneira de fazer isso é quando você recebe seu salário – e antes de pagar as contas – pague a si mesmo primeiro. Um bom objetivo é economizar 10% do que ganha.

Quando se trata de poupar, investir no mercado de ações pode ser a escolha mais lucrativa disponível. Sim, investir envolve riscos, mas assumir riscos calculados às vezes é necessário. A melhor maneira de agir com responsabilidade é criar um plano.

Inicie explorando métodos de alocação de ativos para entender como selecionar a combinação ideal de investimentos que se alinhem com sua estratégia financeira. Em seguida, contribua para o plano de poupança oferecido pelo seu empregador, caso esteja disponível. 

A maioria dos empregadores oferece uma contrapartida de suas contribuições até uma determinada porcentagem; ao contribuir pelo menos o suficiente para obter a contrapartida, você garante um retorno sobre o investimento.

Se suas finanças permitirem, maximize as oportunidades de poupança com vantagens fiscais contribuindo com o valor máximo permitido pelo plano. 

Depois de começar a investir, monitore o progresso em direção às suas metas e rebalanceie seu portfólio conforme necessário para permanecer no caminho certo.


Fundo de Emergência

Responsabilidade financeira é sobre estar preparado para situações inesperadas. Especialistas geralmente sugerem que você tenha uma reserva financeira capaz de cobrir seus gastos por pelo menos seis meses em caso de ausência de renda.

Se for casado e estiver acostumado a viver com dois salários, isso significa ser capaz de pagar as contas necessárias, como hipoteca, alimentação e utilidades, com apenas uma renda – ou até mesmo sem nenhuma.

Se perder um salário arruinaria você financeiramente, é hora de criar uma saída financeira de emergência para evitar essa situação.

Não Acompanhe os Vizinhos

Ser financeiramente responsável significa fazer o que é necessário para atender às suas necessidades e às de sua família. Para que isso aconteça, o foco deve ser interno. 

Os vizinhos não estão pagando suas contas, então os hábitos de consumo deles não devem ditar os seus ou estabelecer o padrão para o seu estilo de vida.

Orçamento

Ter um orçamento é um dos pilares essenciais da responsabilidade financeira. Compreender para onde seu dinheiro está indo e como ele está sendo usado é fundamental.

Proprietários de negócios sabem a importância de entender seus fluxos de caixa e balanços patrimoniais; como resultado, nenhum negócio de sucesso existe sem um orçamento. Você também não deveria existir sem um.

Uma Definição Muito Pessoal

Ser financeiramente responsável significa que você precisa economizar e cortar gastos? Talvez, mas apenas se for necessário para evitar dívidas. 

Por outro lado, se você for o Sultão de Brunei, pode facilmente pagar por um jato, um mega iate, uma mansão no sul da França e alguns palácios.

Embora aqueles de nós com menos recursos possam torcer o nariz para essa extravagância, isso não deve ser confundido com falta de responsabilidade financeira. 

Afinal, não há nada de irresponsável em comprar coisas que você pode pagar.

Chegando à "Responsabilidade"

Em última análise, responsabilidade financeira significa viver dentro dos seus meios, independentemente do nível desses meios. 

Portanto, analise sua situação financeira, avalie seus hábitos de ganhos e gastos e faça os ajustes necessários para estabelecer uma base financeira responsável.