Para você conseguir fazer escolhas de forma mais inteligente e conseguir gastar seu dinheiro com uma maior qualidade é essencial que a compreensão de dois conceitos básicos:
Contabilidade Mental e Custo de Oportunidade
Contabilidade Mental
Não importa se você ganhou 100 reais na loteria ou se você teve que trabalhar por algumas horas para ganhar 100 reais, o valor é o mesmo, 100 reais são 100 reais...
Na realidade atribuímos valores diferentes dependendo da categoria que colocamos nosso dinheiro: Exemplo. Provavelmente você não tiraria 12 mil reais das suas aplicações para comprar um Iphone, mas caso você ganhasse um bônus de 12 mil reais do seu chefe com certeza estaria mais disposto a comprar um Iphone desse valor.
Quando o dinheiro vem como um bônus, ou quando não esperamos receber esse valor sentimos que podemos gastar esse dinheiro com facilidade.
Mas isso não faz o menor sentido, não devemos gastar uma nota de 100 reais de forma diferente de outra nota de 100 reais, só porque classificamos de forma diferente.
E fazemos isso com frequência!! O nome disso é Contabilidade Mental
Por exemplo: uma pessoa investe mil reais em Bitcoin, após alguns meses ele vê seu dinheiro dobrar, ou seja, ele está com dois mil reais. A forma como ele trata os mil que reais que ele teve de rendimento é diferente da forma ele trata o investimento inicial.
Provavelmente essa pessoa irá arriscar mais com o mil que ganhou de rendimento, fazendo com que ela provavelmente perca até o valor inicial.
Não devemos tratar o dinheiro de formas diferentes, e aí vão duas dicas para você gastar o dinheiro de forma mais inteligente.
DICA 1) A contabilidade mental é uma fraqueza humana natural, e muitas instituições tiram proveito dessa fraqueza.
Por exemplo: Quando você entra em um cassino é necessário trocar dinheiro por fichas, porque será mais fácil gastar fichas do que dinheiro. E adivinha quem também tira proveito dessa fraqueza? Os bancos! Os bancos sabem que é mais fácil gastar no cartão de crédito do que com dinheiro, embora que, no final das contas é a mesma coisa e é você quem paga por isso.
Por isso não trate seu cartão de crédito de forma diferente do seu dinheiro, é por isso que usar dinheiro é a melhor forma de manter o controle.
DICA 2) Tenha um objetivo antecipado para toda renda extra.
Por exemplo, esse ano você pode estabelecer que investirá todos seus bônus, renda extra, ou aumento de salário em sua conta de aposentadoria. Se não fizer algo assim é provável que você gaste todos os bônus em compras desnecessárias.
Imagine dois cenários:
Cenário 1 – seu chefe te dá um bônus no final do ano de 1.200 reais
Cenário 2 – seu chefe te da um aumento de 100 reais por mês
Em ambos os casos você irá ganhar 1.200 reais.
Nós não deveríamos tratar esse bônus de forma diferente, correto? Mas nós sabemos que a pessoa que recebe esse bônus de uma só vez irá gastar tudo no final do ano, porque sentirá que algo extra e pode ser gasto. Por outro lado, você provavelmente economizará o aumento de 100 reais que foi dado ao seu salário. Porque esse aumento de salário faz parte do seu esforço, e este tipo de dinheiro é mais sagrado do que um bônus.
Custo de Oportunidade
O custo de oportunidade é tudo aquilo de que você abre mão quando decide fazer algo com o dinheiro ou com o tempo de que dispõe.
- Se você decidir sair com os amigos para beber na sexta a noite provavelmente não conseguirá ir para a academia pela manhã....
- Se comprar um carro novo provavelmente não poderá fazer aquela viagem desejada....
TUDO TEM UM CUSTO DE OPORTUNIDADE!
Por exemplo: se alguém te convida para jantar e para pagar a conta do restaurante, isso não significa que você recebeu uma refeição grátis... você passou 2 horas naquele jantar, tempo que você poderia ter gasto fazendo uma atividade que te renderia mais dinheiro ou satisfação pessoal.... portanto, tudo tem um custo de oportunidade.
O problema surge quando você nunca olha para o que mais poderia fazer como o seu dinheiro.
A vida é feita de escolhas, e para cada escolha que você faz há um custo de oportunidade. Cada vez que você escolhe uma coisa você desiste de outra:
É sempre importante olhar para o custo de oportunidade quando for fazer suas escolhas, porque é um custo real.
Pessoas bem sucedidas prestam atenção especial ao custo de oportunidade.
Redes Sociais